Segurança do Paciente: principais Ferramentas da Qualidade

Este treinamento apresenta em detalhes as Ferramentas da Qualidade (FQs) que compõe a Segurança do Paciente, como facilitadoras dessa metodologia. 

A aplicação incorreta das FQs pode causar erros impactantes para clientes e colaboradores, gerando sentimento de culpa e desmotivação. 

Negligenciar o papel das FQs na Segurança do Paciente equivale a desconsiderar a criticidade dessa metodologia. 

A responsabilidade pela segurança do paciente é coletiva e exige o comprometimento e a colaboração de todos. O papel principal da Alta Direção é fornecer recursos aos colaboradores para assegurar uma assistência segura, eficaz e de qualidade. 

Objetivo: apresentar estratégias facilitadoras para garantir adesão e sucesso na Segurança do Paciente. 

  • Revisão de conceitos importantes: risco, erro, causa, perigo, consequência, quase erro. 
  • Protocolos: como descrever, implantar, capacitar e acompanhar adesão e efetividade 
  • FMEA para mapear os riscos e priorizar as ações 
  • Modelos de Planejamentos e Projetos para implementar as ações preventivas e de mitigação de danos  
  • Brainstorming, 5 porquês e diagrama de Ishikawa para analisar causa raiz de eventos, aliados ao protocolo de Londres. 
  • Cultura justa e Política não punitiva 
  • Indicadores para acompanhamento da adesão e gestão de desempenho 
  • Ferramentas de endomarketing para incentivar a ação do Núcleo de Segurança do Paciente